domingo, 29 de junho de 2008

O profissional

O Engenheiro mecânico é um profissional da área de ciências exatas capaz de lidar com qualquer formação mecânica. Com o seu raciocínio lógico-matemático desenvolvido, ele projeta, constrói e instala equipamentos mecânicos. Faz o controle de qualidade desses produtos e acompanha a manutenção dos equipamentos. É o profissional indicado para peritagens, auditorias e fiscalização de projetos industriais. Assume, ainda, a responsabilidade pela higiene e pela segurança do trabalho em indústrias, elaborando normas e procedimentos, acompanhando o seu cumprimento.
O profissional não se resume a isso, ele também soluciona os problemas da tecnologia mecânica, absorve conhecimentos e know-how estrangeiros e atende às necessidades imediatas das indústrias visando desenvolvimentos regional, nacional, além de independência tecnológica. O profissional contempla trabalhos em siderúrgicas, indústrias automobilísticas, aeronáuticas e empresas de transporte, empresas prestadoras de serviço, concessionárias automotivas, empresas de refrigeração e condicionadores de ar, na área empresarial etc. Atuando em empresas públicas e privadas dos setores industrial, comercial e de serviços, como autônomo e também como profissional da educação (Ensino, pesquisa e Extensão).
Mas para que o profissional esteja apto para praticar a Engenharia Mecânica é preciso que ele tenha a consciência social e política da profissão. Assim, ele poderá instrumentá-la de modo que o exercício de sua cidadania seja pleno.

Nenhum comentário: