sexta-feira, 27 de junho de 2008

Onde houver uma indústria, haverá por trás de sua produção as mãos de um engenheiro mecânico

A globalização, com o acirramento da competição econômica entre os países, reforça a necessidade de investimentos na indústria nacional, que se vê diante do dilema de avançar também, a partir de tecnologia própria, mais barata e mais competitiva.
Na ponta desta cadeia produtiva está o engenheiro mecânico. É dele a responsabilidade de criar máquinas, equipamentos, peças e soluções em tecnologia que colocam a "engrenagem" da economia em funcionamento. A Engenharia Mecânica aborda o desenvolvimento e aplicação de dispositivos mecânicos para a transmissão de movimentos ou de esforços. Por vezes, este movimento é gerado por dispositivos elétricos, eletrônicos, térmicos e, por outra, pela energia do corpo humano.
"A indústria mecânica atinge todas as áreas de produção e oferece possibilidades de emprego extremamente diversificadas", diz o professor Marcos Roberto Bormio, coordenador do curso de engenharia mecânica da Unesp de Bauru, no interior de São Paulo. Entre as atribuições desse profissional estão à supervisão e a orientação técnica de projetos mecânicos, eletromecânicos e de instalações industriais, a produção de veículos automotores e mecânicos e o desenvolvimento de sistemas de produção e transmissão de energia. Ele se ocupa, ainda, da coordenação de equipes de manutenção de equipamentos fixos industriais e móveis, como ônibus ou caminhões.

Nenhum comentário: